05:34 - 15 de Outubro de 2018

Notícias

Semana Nacional de Trânsito mobiliza Nova Petrópolis
19-09-2018
Semana Nacional de Trânsito mobiliza Nova Petrópolis
Autoridades Municipais, representantes da segurança pública, lideranças comunitárias, instituições ligadas à formação de condutores e registros de veículos e órgão de imprensa participaram da abertura da Semana Municipal de Trânsito de Nova Petrópolis. A atividade foi realizada na segunda-feira, 17 de setembro, no auditório do Colégio Padre Werner. Aproximadamente 300 alunos do Ensino Médio da escola participaram do momento de alerta e reflexão.

A Semana Nacional de Trânsito prossegue até 25 de setembro, com atividades em Nova Petrópolis. Em 2018, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade “Nós somos o trânsito”.

Em 2017, foram registradas 41.151 mortes no trânsito; 284.191 sinistros com invalidez permanente e 58.651 sinistros com despesas de assistência médica. O custo da violência no trânsito é de R$ 199 bilhões, o que corresponde a 3,04% do PIB, valor que corresponde ao que seria gerado pelas vítimas ao longo de toda a vida. Os dados foram apresentados pelo secretário adjunto de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação de Nova Petrópolis, Lari Orgélio Nienow, que conduziu a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito no Município.

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, relatou sua experiência como vítima da violência do trânsito. “Em um acidente eu perdi a minha perna e perdi um amigo, pois foi o pai dele que causou esta tragédia. E nós podemos evitar isto com uma atitude responsável, como pedestres e como motoristas. Afinal, nós somos o trânsito”, declarou o prefeito Lelo.

O vice-prefeito de Nova Petrópolis e presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Charles Paetzinger, declarou que é necessário responsabilidade e prudência para evitar os números alarmantes do trânsito. “Por conta da imprudência, excesso de velocidade e desrespeito às leis, diariamente, a comunidade pede a colocação de quebra-molas ao Poder Público. Cada um destes redutores de velocidade têm um custo de, aproximadamente, R$ 6 mil para os cofres públicos. O péssimo comportamento dos motoristas é muito oneroso”, ponderou Paetzinger.

“Cuidado, a vida é frágil!”, alertou a vereadora Kátia Zummach aos estudantes e autoridades presentes. A vereadora pediu aos jovens para que usem o cinto de segurança, não peguem carona com motorista que ingeriu bebida alcoólica e colaborem com o trânsito seguro no papel de pedestres. Emocionada, Kátia também relatou o atropelamento que sofreu na juventude e a consequente parcial deficiência auditiva e, após um ano, a morte do pai após um atropelamento na RS 235.

O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, declarou que o conhecimento das leis e da sinalização, a responsabilidade e a prudência são decisivos para o trânsito seguro. “A violência no trânsito mata mais que doenças graves. Ninguém quer ser rotulado de assassino por ter causado uma morte no trânsito, por isso, é necessário dirigir com prudência. O mais importante é chegar vivo”, disse Soares ao convidar os jovens para a reflexão e compromisso.

“O uso no celular aumenta em 400 vezes o risco de acidentes, sendo a 3ª maior causa de mortes no trânsito. O pedestre tem 80% mais chance de ser atropelado se estiver usando o celular enquanto caminha. Nós somos o trânsito e todos temos responsabilidade”, declarou o Comandante da Brigada Militar, 1º Tenente Gil Anderson Novakoski.

O representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Eduardo Fornari, lembrou que imperícia, imprudência e desatenção são vilões no trânsito. “A PRF desenvolve projetos para ampliar os níveis de conscientização de pedestres e motoristas. O “Cinema Rodoviário – Transformando atitudes para salvar vidas” estará presente na Feira do Conhecimento, dias 25 e 26 de setembro, no Centro de Eventos, trazendo ações de educação para o trânsito a fim de mudar comportamentos”, adiantou Fornari.

O presidente da Associação, Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) e coordenador da Comissão Municipal de Segurança, José Paulo Boelter, lembrou que a Lei Seca completa 10 anos em 2018. “A mudança de comportamento de motoristas e pedestres é fundamental para que tenhamos índices de violência no trânsito menos expressivos; 90% dos acidentes são causados por falhas humanas”, pontuou.

O representante do Centro de Formação de Condutores (CFC) Neotran, Márcia Calai, discorreu sobre a educação de pesdestres e motoristas. E, o representante do Centro de Registros de Veículos Automotores (CRVA), Adarcilo Gritti, trouxe alguns dados, dentre eles, o número de veículos registrados em Nova Petrópolis, uma frota de 15.781 veículos.

Durante a Semana Nacional do Trânsito de Nova Petrópolis também serão realizadas palestras sobre “A Segurança no Trânsito” nas escolas; informativos contendo instruções sobre trânsito seguro e mais humano serão entregues nas escolas do Município; haverá a intensificação dos órgãos fiscalizadores de trânsito, especialmente da Brigada Militar nas ações de prevenção de acidentes e voltadas para a promoção de um trânsito menos violento e mais seguro. Além disso, será dado início ao planejamento para a intensificação da revitalização na sinalização vertical e horizontal nas vias públicas do Município, com orientação da Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação e posterior execução, a cargo da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

A Semana Nacional de Trânsito no Município é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação; Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, e do Conselho Municipal de Trânsito.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.



CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: