20:58 - 12 de Novembro de 2018

Notícias

Nova Petrópolis promove ações pela vida durante o Setembro Amarelo
13-09-2018
Nova Petrópolis promove ações pela vida durante o Setembro Amarelo
A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Vida Nova, promove a Campanha Setembro Amarelo. A mobilização tem por objetivo sensibilizar a comunidade de modo geral e, em especial, os profissionais da saúde e da assistência social para o tema suicídio.

Em 2018, a campamha teve início dia 10 e prossegue até 14 de setembro. A ampla programação contempla Rodas de Conversas, com alunos da rede escolar; Oficinas de Promoção da Vida, nos Grupos de Terceira Idade; capacitações para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e oficinas com os usuários que já frequentam os serviços oferecidos pelo CAPS.

"É preciso falar sobre suicídio" foi o tema da palestra ministrada pela psicóloga graduada pela PUC/PR e pós-graduada em Psicoterapia Interativa e Psicodiagnóstico, Daniela Fernandes Nunes. A atividade foi realizada na quarta-feira, dia 12, no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), durante a programação do Setembro Amarelo em Nova Petrópolis. O evento contou com o prestígio da secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota; da psicóloga representante da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ana Emília Grings; da coordenadora de Saúde Mental do CAPS, Cláudia Silvane Pires e dos vereadores Kátia Zummach e Jerônimo Stahl Pinto.

“É importante conversarmos com as equipes de saúde do Município e com a comunidade local sobre este tema para desmistificarmos o suicídio e, desta forma, priorizarmos a prevenção da saúde mental coletiva”, declarou a coordenadora de saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Vida Nova, psicóloga Cláudia Silvane Pires.

O suicídio é um problema de saúde pública que merece destaque na Rede Nacional de Cuidado à População pelos significativos índices de incidência, principalmente, no período da adolescência. A Campanha Setembro Amarelo é promovida em Nova Petrópolis para que o tema seja abordado de maneira conjunta e aberta, entre as equipes de saúde e assistência social e a comunidade local, uma vez que a promoção e a garantia de qualidade de vida ao cidadão é um dever de todos.

“A Campanha Setembro Amarelo é de suma importância para que tenhamos um momento específico de debates sobre o assunto, o que não significa que se esgote neste tempo. Hoje os maiores índices de dispensação de medicamentos na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social visam tratar conflitos múltiplos de ordem emocional. Portanto, é urgente conversarmos sobre as emoções, especialmente sobre as graves desordens emocionais que possam conduzir a pessoa à ideia de terminar com a própria vida. O suícido, ou mesmo os seus sinais de alerta, merecem compreensão e um olhar atento, pois, nenhum sinal que sugira sofrimento deve ser negligenciado. Sáude mental é assunto muito sério, e hoje seus agravos são um dos principais motivos que levam as pessoas a se afastarem do mundo do trabalho e das relações pessoais. Nossa intenção com esta Campanha, é construir uma Nova Petrópolis cada vez mais atenta, não apenas para os sinais e sintomas do comportamento suicida, mas, para o sofrimento psíquico de modo geral que possa afastar o indivíduo de suas chances de ter uma vida digna”, colocou a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.



CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: