06:51 - 19 de Julho de 2018

Notícias

Nova Petrópolis realiza ação de controle do Aedes aegypti
19-06-2018
Nova Petrópolis realiza ação de controle do Aedes aegypti
Nova Petrópolis realizou Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) em 908 imóveis da zona urbana em mais um trabalho de controle do Aedes aegypti, vetor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus, entre os dias 7 e 15 de junho. Este trabalho serviu para classificar a situação de infestação do Município e criadouros predominantes e foi realizado pelos agentes comunitários de saúde e pelos agentes de endemias.

Segundo a Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde de Nova Petrópolis, o levantamento apresentou índices de risco baixo para Aedes aegypti. Nenhuma das 21 amostras coletadas deu positiva para o vetor. De acordo com a agente de endemias da Vigilância Ambiental, Daniela Jaeger Chaves, “a forma mais eficaz de combate ao mosquito é eliminar seus criadouros, que são quaisquer recipientes capazes de acumular água”.

O Município é considerado infestado desde abril de 2018. Neste ano, Nova Petrópolis registrou a presença do Aedes aegypti nos bairros Centro, Vila Olinda e Vila Germânia.

Para trabalhar no enfrentamento ao combate ao Aedes aegypti, vetor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus, foram contratados, emergencialmente, cinco novos agentes de endemias, são eles: Ederson dos Santos, Lidia Eulalia Freire Chaves, Maquiele Deocilia Passaia Andreolli, Marcelo Giesch e Melita Gramms. “Pedimos que a população receba o agente e faça a sua parte ajudando a evitar a proliferação deste vetor. Todos agentes de endemias estão identificados com crachás”, esclarece Daniela.

Cada morador deve inspecionar seu imóvel eliminando criadouros do mosquito, que pode ser qualquer recipiente capaz de armazenar água limpa. Esta atividade deve ser repetida uma vez por semana, conforme orientação da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde. Ao levar flores nos cemitérios, a população deve optar por vasos com o fundo perfurado e pela retirada do invólucro plástico dos arranjos antes de expô-los ao tempo. Além disso, o fechamento de tonéis, barris e caixas d’água com tampa, a remoção de folhas e galhos das calhas de água, a colocação de lixo em sacos plásticos em lixeiras fechadas, o emborcamento de garrafas, o acondicionamento correto de pneus, a manutenção de lonas plásticas bem esticadas, por exemplo, são medidas que combatem o mosquito.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.



CRÉDITO DAS FOTOS: Divulgação | VISA PMNP

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: