21:35 - 22 de Setembro de 2018

Notícias

Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno desenvolve ações de conscientização
07-06-2018
Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno desenvolve ações de conscientização
O Grupo de Aleitamento Materno (GAAMA), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, ressalta a importância da amamentação, um ato tão natural e instintivo que pode ser extremamente difícil e frustrante nos primeiros dias do pós-parto. O GAAMA informa que pode auxiliar mulheres grávidas, ou que possuam um recém-nascido em casa, que tenham dúvidas sobre como amamentar.

O GAAMA de Nova Petrópolis foi criado em setembro de 2014 pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, com o intuito de promover e fortalecer a prática da amamentação na Rede de Atenção Básica no Município. Para atingir esse objetivo, o GAAMA planeja e executa estratégias que buscam garantir o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, desestimulando o uso de complementos alimentares.

Entre as ações realizadas pelo GAAMA estão visitas hospitalares e domiciliares às puérperas, realização de seminários e organização de espaços de educação permanente para funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e comunidade. Além disso, o GAAMA orienta Grupos de Gestantes da Rede de Atenção Básica, elabora e executa questionários para levantamento de dados acerca da prevalência de aleitamento materno no primeiro ano de vida, além de diversas ações durante o agosto dourado, na Semana Mundial de incentivo ao Aleitamento Materno (SMAM).

O grande ponto de apoio do GAAMA são as Equipes de Saúde da Família, em especial, os agentes comunitários de saúde. Sempre que possível, os agentes informam os nascimentos ocorridos no Município e, se necessário, solicitam apoio aos integrantes do GAAMA para que entrem em contato com as mães e realizem visitas. Nesse encontros são verificadas possíveis queixas e aflições das mães, além do reforço da prática da amamentação e da desmistificação de mitos referentes à prática do laitamento materno.

Uma das ações promovidas anualmente pelo GAAMA, e certamente a de maior participação local, é o Mamaço Festivo. O evento, que terá sua 5ª edição realizada este ano durante o 46º Festival Internacional de Folclore, contará com rodas de conversa sobre o aleitamento materno e sua importância, além de intervenções culturais. O GAAMA classifica o Mamaço Festivo como uma ótima forma de divulgação da importância do aleitamento materno, além de configurar uma importante fonte de informação sobre a valorização as mulheres que, apesar das dificuldades do dia-a-dia, seguem cuidando de seus bebês com o melhor alimento possível nos primeiros meses de vida.

A amamentação tem uma grande importância na promoção da saúde integral da mãe e do bebê e é uma sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da mortalidade infantil. Para o bebê, o leite materno é o melhor e mais completo alimento até os seis meses de idade de forma exclusiva e até os dois anos ou mais como complemento a outros alimentos.

Para saber mais sobre o assunto procure sua Unidade Básica de Saúde ou converse com seu Agente Comunitário de Saúde, ele poderá orientar adequadamente sobre a necessidade de contatar o GAAMA.

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: