22:23 - 20 de Janeiro de 2018

Notícias

Nova Petrópolis adere ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios
18-12-2017
Nova Petrópolis adere ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios
O prefeito Municipal, Regis Luiz Hahn, assinou o termo de adesão ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS) na quarta-feira, 13 de dezembro, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O governador do Estado, José Ivo Sartori participou do ato envolvendo cerca de 150 prefeituras. O SIM/RS estabelece uma relação mútua entre Estado e prefeituras para planejar ações estratégicas de segurança no interior. O vice-governador, José Paulo Cairoli e o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer também participaram do evento.

O Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS) visa combater a criminalidade e a violência no Rio Grande do Sul. Para que isso ocorra, Municípios e Estado trabalham juntos, cooperando com a troca de informações, sistemas e estruturas tecnológicas. Ao todo são 174 prefeituras aptas a integrarem o Sistema. No dia 13, 81 desses Municípios assinaram o termo de adesão ao SIM/RS, estabelecendo uma relação mútua entre as esferas Estaduais e Municipais.

“A Administração Municipal está empenhada na promoção da segurança pública à comunidade, melhorando a qualidade de vida em Nova Petrópolis. Não hesitamos em melhorar ainda mais a segurança na nossa cidade. Temos o sistema de videomonitoramento, conveniado com a Secretaria de Segurança Pública do RS e interveniência da Brigada Militar, em seis pontos estratégicos do Município e também as câmeras nos prédios públicos. A Administração está fazendo sua parte”, enfatizou o prefeito Municipal, Regis Luiz Hahn, ao enaltecer a importância de aderir ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS).

O SIM/RS, lançado em abril de 2017, é coordenado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e reúne órgãos Estaduais, Municipais, Federais e entidades da sociedade civil organizada. A adesão é feita de acordo com a estrutura disponível, sem necessidade de criar novos órgãos que onerem os cofres públicos.

A integração dos sistemas tecnológicos é um dos carros-chefe do projeto. As instituições que assinam o termo de cooperação são interligadas ao Centro de Comando e Controle Integrado (CICC) e aos Centros Operacionais de Segurança Pública (CIOSPS) já existentes nas regiões ou Municípios, agregando as tecnologias para o acompanhamento em tempo real de ações, eventos e incidentes.

Cinco eixos norteiam o SIM/RS: tecnologia; informação e inteligência; operações; prevenção primária; sistema penitenciário e ressocialização. Cada eixo conta com uma série de ações, determinadas de acordo com a realidade de cada Município.



Como funciona o sistema SIM/RS

A troca de informações entre os órgãos de Segurança Pública será feita com base em compartilhamento de bancos de dados e na abertura de canais interinstitucionais permanentes de comunicação. A iniciativa vai contribuir para o aprimoramento da capacidade de pronta resposta e com operações de médio e grande porte. A parceria fortalecerá os setores de inteligência dos órgãos envolvidos.

Toda essa estrutura vai contribuir para o sucesso das operações em conjunto. Serão estabelecidos protocolos de atuação, como o que já existe para a desobstrução de vias públicas em Porto Alegre, que nortearão o desenvolvimento de atividades que envolvam diversas instituições.

Outra atribuição do SIM/RS é estabelecer as diretrizes de cooperação e a promoção do intercâmbio educacional. Isso permite o alinhamento na formação dos agentes de segurança Estaduais e Municipais e garante a padronização de atuação (conjunta ou não), dentro das atribuições constitucionais de cada corporação. Dessa maneira, os órgãos Estaduais encontram em seus pares Municipais o mesmo modus operandi, facilitando o trabalho e aumentando a efetividade das missões a serem executadas.

O sistema foi proposto ainda a agir nas causas da criminalidade e da violência social. Para tanto, serão elaborados e oferecidos programas de prevenção primária, envolvendo jovens e adolescentes. As principais ações terão foco na prevenção do uso de drogas, combate aos pequenos delitos, estímulo à cultura, esporte e lazer e à criação de redes sociais e de comunicação entre comunidades e microrregiões.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.



CRÉDITO DAS FOTOS: Salvos junto ao título da imagem

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis
Rua 7 de Setembro, 330 - 2º Piso
CEP Geral 95150-000
Telefone Geral
(54) 3281.8400
comunicacao@novapetropolis.rs.gov.br
Redes Sociais:
2012 - Nova Petrópolis - Jardim da Serra Gaúcha
Criação e Desenvolvimento: